CF | Dear Zoella (Novembrear)

em quarta-feira, 31 de maio de 2017 |



Olá, querida <3
Peço perdão pela imensa demora, eu simplesmente não tenho desculpas pra isso </3
Primeiramente, vou deixar minhas observações pessoais aqui, tá? Sinceramente, eu não costumo ler fanfics +18, parei de ler fics assim há muitos anos (tipo, uns 3 ou 4 anos), porém fiquei realmente interessada na história. Gostei da narrativa, do contexto e dos mistérios que rondam a Zoella e o Justin. Eu diria que... esse é exatamente o tipo de fanfic que eu leria aos 13 ou 14 anos, e isso fez eu me lembrar de um site que foi bem especial pra mim nessa época. É um site de fanfics interativas, Fanfic Obsession, que eu achei a cara da sua fic. Se já posta lá, ignore, mas se não... poste! Vai encontrar muitas leitoras, te garanto. Pode procurar, UASHUSA.
Agora, vamos à crítica!
A avaliação consistirá em capa, sinopse, enredo e desenvolvimento, e ortografia e escrita, cada uma delas valendo de 0 a 2,5 pontos. No final, sua nota será de 0 a 10.

Fanfic / Fanfiction Dear Zoella
(Clique na imagem para ser redirecionado à história.)

One Diary.
One Man. 
One Year. 
Todos estes "uns" fazem parte de Zoella Benson. Em um ano tudo que ela acredita é posto a prova deixando a jovem moça completamente perdida. Ao finalmente voltar para casa de uma péssima experiência em um hospital psiquiátrico, ela encontra um jovem rapaz tão danificado quanto ela. Zoella sempre soube que a vida nunca foi um mar de rosas, mas com o tempo, ela descobrirá que não deveria ter saído de Creedmor.

Capa ― As texturas, os pngs, os PSDs usados... tudo isso me encantou, o tom dramático e as cores mais escuras e misteriosas super combinaram com a fanfic. Se eu entendi bem, foi feita por você mesmo, estou certa? Meus parabéns, a capa ficou linda! A única coisa que eu mudaria seria a fonte usada na frase e nos créditos, porém nada realmente preocupante. Acredito que acertou na mão! Sua nota nessa categoria, portanto, é 2,3.

Sinopse ― A introdução da sinopse em inglês foi um pouco desnecessária, porém acredito que todos tenham entendido, porque são palavras bem comuns, certo? E então, a deixa para começar a falar sobre a história foi ótima! Deu todas as informações necessárias e aderiu a um pequeno toque de suspense no final, "Zoella sempre soube que a vida nunca foi um mar de rosas, mas com o tempo, ela descobrirá que não deveria ter saído de Creedmor" que combinou perfeitamente. Mesmo com uma sinopse curta, conseguiu passar o que precisa e prender a atenção do leitor. Vi apenas uma vírgula faltando, porém acredito que isso não prenda tanta atenção das pessoas assim. Sua nota aqui é 2,45.

Enredo e Desenvolvimento ― Zoella é, de fato, uma personagem diferente, porém consegue ser comum ao mesmo tempo. Desde pequena ela sofre com as exigências da mãe, Lily, que quer torná-la algo que ela não é, fazê-la seguir algo que não lhe agrada, e isso moldou a personalidade de Zoella, deixando-a rebelde, uma pessoa que luta para poder fazer o que quer. E, mesmo por trás da personalidade forte e arisca, ela também mostra lados mais frágeis, como quando se decepcionou com Ryan, tornando-a uma personagem ainda mais bonita.
Admito que não tenho muita familiaridade com a categoria Justin Bieber, porém acredito que seu enredo consiga fugir dos clichês, merecendo os mais de 200 favoritos que tem. Mais que isso: a forma como narra os acontecimentos, o prólogo, a alternância entre o presente e o passado, e os mistérios que estão sendo apresentados durante a história tornam a fanfic viciante. Tudo parece em seu devido lugar e nenhuma cena parece desnecessária, e isso é ótimo!
Acredito que possui planos enormes para Dear Zoella, e ficarei feliz em acompanhá-la para vê-los.
Dessa forma, sua nota nessa categoria é 2,5.

Ortografia e Escrita ― Sua narrativa encaixa completamente na personalidade da Zoella, os acontecimentos estão sendo apresentados em uma ordem cronológica boa, a Zoella está indo com "calma" com o Justin, mesmo que possamos enxergar suas segundas intenções e, de cara, é possível perceber que há muito mais na personagem do que sua rebeldia. A única coisa que tenho a reclamar sobre sua escrita é em relação às cenas +18, como a viagem dela após consumir o LSD e a primeira transa dela com o Justin (é, aquela imaginária mesmo). Acredito que cenas desse tipo deveriam ser mais descritivas, tanto o sexo quanto os efeitos da droga, transmitir mais sentimentos e sensações, assim como maiores detalhes, para deixar o leitor mais compenetrado nessas cenas. A meu ver, foi tudo muito rápido, entende? Algo do tipo "nos beijamos e, quando vi, já estava sem roupa", não me fez entrar no clima, se é que me entende.
Quanto à ortografia, devo dizer que notei vários erros ao longo dos capítulos, desde a falta de espaço entre sinais gráficos, pontuação errada ou a falta dela até palavras escritas de maneira errada. Por isso, sua nota nessa categoria é 1,5

Nota final ━.8,75.

Abaixo segue algumas dicas para melhorar os pontos que eu citei.

Dicas:

― É sempre bom enviar seu texto para uma beta ou alguém que possa corrigi-lo antes de postar. Assim, seu texto terá uma aparência melhor e também ficará melhor para ler, e, dessa forma, também poderá atrair leitores mais críticos.
― Quanto à descrição das cenas +18, o meu melhor conselho é entrar no site Fanfic Obsession, procurar a categoria Restrita e se aventurar. Aquele lugar tem as melhores cenas de sexo que eu já li (mesmo não lendo sobre há anos), só escolher as fanfics certas. No momento, não tenho nenhuma para recomendar que seja recente, porém há famosas como Biology e... não lembro de mais nenhuma. Pode tentar ter alguma base também em algum romance erótico, ajudaria bastante.

E é isso. Gostaria de lembrar que, em momento algum, eu tentei lhe ofender ou a sua história de alguma forma, e também, as dicas são apenas isso: dicas, você as segue se quiser.
Uma última observação: você está lidando com muitos temas delicados (drogas, sexo, depressão, mutilação), então tenha cuidado sobre como vai desenvolver essas cenas, e mais cuidado ainda para não se perder durante a fic. Tenha coerência.
Obrigada pelo pedido, espero ter correspondido às suas expectativas. Mesmo não sendo minha zona de conforto (Justin Bieber e fic +18), acredito que consegui prestar atenção aos pontos importantes.
Muito sucesso com a fic! Continue nesse ritmo, acredito que irá alcançar mais leitores ainda!
Beijinhos~
YinLua :3






Um comentário:

  1. Muito obrigada babe, confesso que estava um pouco nervosa para ler a crítica mas estou até impressionada de como foi.
    Tomarei mais cuidado nos pontos que falou, muito obrigado de novo ♥

    ResponderExcluir