CF || Smile to me Girl (voidstydia)

em quarta-feira, 29 de março de 2017 |


Hello, hello!
Primeiramente, desculpa pela demora, eu passei um bom tempo escrevendo a crítica para ficar a mais sincera possível. Aceite a crítica com carinho, está bem? Não tenho a intenção de ofender ninguém nem nada do gênero.
A fanfic foi avaliada em quatro quesitos: capa, sinopse, enredo e escrita, podendo valer de 0 a 10.

_Capa (0 a 2,5) – Eu gostei dos tons usados na capa, o modo como os png`s contrastaram com o fundo e as fontes usadas no nome e no slogan, realmente é uma capa bonita e que vai acabar chamando a atenção dos leitores, mas as texturas usadas e o tamanho do título me deixaram levemente incomodada, sugiro que aposte em títulos um pouco maiores, pois acredito que é algo que deveria chamar mais atenção na capa. Sua nota aqui, portanto, é um 2,0.
_Sinopse (0 a 2,5) – É uma sinopse bem vaga, com poucas linhas e que conta pouco sobre a história, na verdade, mostra mais sobre as personagens do que sobre o enredo em geral. Eu entendo que optou por algo mais simples, este tipo de sinopse curta está sendo bastante ultimamente... tem alguns errinhos simples de ortografia, nada muito espantoso, mas eu recomendo dar uma repassada ou até mesmo incluir mais algumas informações na sinopse, talvez até um pequeno trecho de algum capítulo, mas é apenas uma sugestão. A nota que eu darei aqui vai ser um 1,0.
_Enredo (0 a 2,5) – Sem querer ofender, é claramente um clichê, mas como a fanfic tem apenas cinco capítulos estou apostando que seja bem mais que apenas isso, a ideia de um casal homossexual sofrer por família religiosa é bastante comum nas fanfics, mas se você souber utilizar bem a ideia que tem em mãos, sem dúvidas, ganhará um destaque entre outras histórias que contam sempre histórias com um enredo genérico, aposte em coisas novas ao decorrer dos capítulos, tenho certeza de que se sairá bem. A nota dessa categoria vai ser 1,7.
_Escrita (0 a 2,5) – Certo, eu vou pegar um pouquinho mais pesado nessa categoria, eu percebi muitos erros ortográficos nos primeiros 3 capítulos, como palavras escritas erradas, espaçamento errado quando se tratava de pontuações e a troca do travessão por hífen na hora de isolar frases ou palavras, essa última é até muito comum mas não há espaçamento entre o hífen e a palavra seguinte, o que torna o texto confuso pois a primeira coisa que vem à cabeça é que se trata de um pronome oblíquo; também tente substituir o uso do hífen/travessão na hora de isolar alguma informação do parágrafo pelo uso da vírgula, é uma sugestão bem sincera de escritora para escritora, mas apesar disso tudo eu percebi uma evolução nos capítulos 4 e 5 em relação à escrita e ortografia, continue seguindo essa linha e tente usar mais tempo revisando os capítulos ou simplesmente procure por alguém que faça a betagem de cada capítulo para você, isso vai atrair mais leitores, pois muitos desistem de boas histórias por culpa da forma que são escritas. A nota aqui vai ser 0,75, não me entenda mal, sua escrita é boa, mas acredito que você ainda poderá evoluir bastante.
Sua nota final (0 a 10): 5,45.

Acho que a partir daqui não há muito mais o que acrescentar, é uma boa história e o fato de ainda estar em fase de desenvolvimento abre a porta para que você use e abuse da sua criatividade para torna-la a melhor possível, tente sempre melhorar e esteja sempre aberta a sugestões, não se acanhe na hora de colocar coisas diferentes no plot para dar um extra na história. Espero que aproveite todas as dicas e que eu não tenha parecido grossa em algum momento, fiz tudo na intenção de ajudar apesar desta ser a minha primeira publicação no blog.


Obrigada pelo pedido e boa sorte com a sua história! Volte sempre que precisar de mais alguma ajuda com suas fanfics. Beijos, Cherry. ~




3 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas,e por tudo,pode ter certeza que eu vou tentar melhorar sz

    ResponderExcluir
  2. Só uma duvida,você pode me recomendar alguma beta disponível para betar os capítulos pra mim?

    ResponderExcluir
  3. Vitória, a Cherry mesmo (a que fez a sua crítica, USHUSA) é Beta no blog. Caso queira, é só fazer o pedido e pedir preferência à ela :3

    ResponderExcluir